domingo, 7 de março de 2010

Emerson Morski vence, líder chega em terceiro e Levandowski fica no "quase"

1.º lugar: Emerson Morski;
2.º lugar: Anderson Szreider;
3.º lugar: Igor Soistak Pankada

A última etapa da Categoria Barba da Copa Pistão de Kart, disputada no dia 20 de fevereiro, foi uma das mais emocionantes do campeonato. Problemas nos carros obrigaram os pilotos Igor Soistak Pankada e Jefferson Tchutcho Morski a usar os karts reservas, além de comprometerem a corrida de Jeferson Levandowski.

Levandowski fez a pole position e liderou a prova até as ultimas voltas, quando o seu kart sofreu um "apagão". "Quando eu saí do circuito coberto o meu kart simplesmente apagou e eu fiquei parado por várias voltas num local onde nenhum dos fiscais conseguiam me ver", lamenta o piloto. Este infortúnio o tirou da liderança da prova e o fez chegar na sexta colocação.

Apesar da falta de sorte de Levandowski, Pankada desta vez não conseguiu vencer. Mesmo assim, fez uma excelente corrida. Largando na segunda posição, teve que trocar de kart na décima volta, conseguiu se recuperar e ainda subir ao pódio, na terceira colocação.

Jefferson Tchutcho Morski também trocou de kart durante a prova e terminou em sétimo. Os estreantes Paulo Marcelo Hass e Fernando Thadeu Glinski chegaram, respectivamente, na quarta e quinta colocações. Israel Pioli Caetano não conseguiu um bom resultado: largou e chegou em último.

Anderson Szreider fez uma corrida regular, sem grandes feitos. Largou em terceiro e acabou em segundo.

O piloto com o maior aproveitamento na etapa foi Emerson Morski. Ele venceu a prova depois de ter largado na quarta posição.

Esses resultados, entretanto, não mexeram na classificação do campeonato. Pankada continua na liderança (37 pontos), seguido por Emerson Morski (30 pontos) e Anderson Szreider (24 ponto). Jeferson Levandowski continua na quarta colocação (17 pontos), mas está mais distante do terceiro colocado. A diferença que era de apenas 2 pontos agora subiu para 7 (clique no gráfico ao lado para ampliar).


Veja a classificação do campeonato, clicando na figura abaixo. Todas as informações do campeonato e de cada etapa das categorias Barba e Batom, estão no Boletim Oficial (release 2.0 de 22/02/2010).





"SHOW" DE GLINSKI FOI SÓ DE RECLAMAÇÃO

Fernando Glinski, durante pesagem dos pilotos

O estreante Fernando Thadeu Glinski, dias antes da prova, declarou que daria "um show na corrida". Entratanto, só conseguiu chegar em quinto. Dias após a prova, entretanto, teceu algumas reclamações à organização do campeonato. Ele disse ter entendido que os pilotos fariam um "treino livre", depois viria o qualifying e só então a corrida. "Quando eu vi todo mundo descendo do kart (quando acabou a prova), eu pensei: 'Ué, será que eles vão descansar um pouco antes de voltarem para a corrida?'", confessou o piloto.

Glinski também reclamou que o sorteio feito para escolha dos karts não foi respeitado e que Levandowski tem "privilégios" entre os pilotos. "Não entendi essa 'panelinha' de vocês. Foi sorteado o carro 7 para mim. Mas, o Levandowski queria esse carro e correu com ele!", esbravejou Glinski.

O organizador do campeonato, Anderson Szreider confirmou que, antes da prova, Levandowski solicitou correr com o kart número 7 porque seria uma exigência do seu patrocinador. Como não houve nenhuma objeção dos demais pilotos, isso foi autorizado. Sobre o sorteio, ele explica: "cada piloto tirou um número de 1 a 7, que representava a posição em que os karts estavam colocados na fila dos boxes e não o número dos karts. Ao pegar o número 7, o Glinski ficou com o sétimo carro da fila (kart de número 10). O kart de número 7 foi colocado na oitava posição e, por isso, não participou do sorteio". Para que não haja mais polêmica, Szreider afirma que nas próximas etapas não haverá mais escolha de kart. Todos eles entrarão no sorteio.

Com relação ao suposto "treino livre" antes do qualifying, o organizador garante que isso não passou de um mal entendido. "A agenda do prova, como sempre é feito, foi divulgada com bastante antecedência e todos os pilotos tiveram acesso a ela. Nela constava os horários da inscrição e pesagem dos pilotos, do briefing, do qualifying e da largada. Nada mais do que isso", finaliza.

Apesar das reclamações, Glinski já confirmou sua presença para a próxima etapa, que será disputada em 13 de março. Oxalá desta vez ele cumpra a promessa e dê um "show" dentro da pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão avaliados pelos editores do blog antes de serem liberados. Não serão permitidas palavras de baixo calão nem mensagem que atentem contra a moral e os bons costumes.