segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estreantes reclamam de "pesos extras"


Jeferson Levandowski: o terceiro mais "pesadão" da categoria, durante pesagem oficial

Desde a segunda etapa da temporada, a Categoria Barba tem adotado a "equiparação de pesos" entre os pilotos. Funciona assim: antes da prova, os pilotos se pesam e a direção de prova calcula quantos kilos devem ser adicionados aos karts dos pilotos mais leves de forma que todos eles corram com o mesmo peso.

Essa equivalência, nem sempre é exata, pois cada kart pode receber, no máximo, 24Kg. Se a diferença de peso entre o piloto mais pesado e o mais leve for superior a 24Kg, o piloto mais leve ainda sai na vantagem.

"Teoricamente, quanto mais leve for o conjunto (kart + piloto), mais rápida é a resposta do motor nas retomadas, o que garante uma velocidade maior ao kart e, consequentemente, um menor tempo por volta", explica o organizador da Copa Pistão, Anderson Szreider. Ainda segundo o organizador, a equiparação dos pesos foi adotada justamente para que aumente a disputa entre os pilotos. "Quando os pesos são iguais, o que vale é a técnica, o braço do piloto", finaliza.

Entretanto, alguns pilotos estreantes não gostaram da idéia. Após a prova, Josney Franquitto, um dos mais leves (71,6Kg) ,foi o primeiro a reclamar. Segundo ele, o peso é colocado em apenas um dos lados do kart, o que desestabiliza o conjunto. "Eu não conseguia fazer as curvas. O kart era puxado sempre pro lado onde estava o peso", argumenta Franquitto.

O piloto Estevan Luis da Silveira (o mais leve de todos, com 50,1Kg) enviou nota à organização do campeonato também reclamando dos pesos: "O problema é que os pesos ficam na lateral esquerda dos karts... Talvez esteja prejudicando a estabilidade dos veículos, atrapalhando muito nas curvas. Eu comecei utilizando 6 pesos-extras de 4Kg cada [24Kg no total]. No treino de classificação não consegui terminar nenhuma volta... Sempre ficava preso em duas curvas... Percebendo isso, um dos fiscais retirou duas barras de peso-extra do meu kart. Após isso eu consegui fazer várias voltas sem 'enroscar', mas eram poucas curvas que eu conseguia fazer corretamente, pois o veículo sempre saia de traseira... Me senti prejudicado por causa dos pesos".

Outros pilotos teriam reclamado. "Mais dois pilotos também reclamaram dos pesos. Não sei o nome deles, pois estreiei ontem (sábado), mas é só perguntar entre os pilotos que, com certeza, estes se pronunciaram", afirma Estevan. "Não estou reclamando da utilização dos pesos-extras. O que estou reclamando é da posição onde eles são colocados. Se os mesmos fossem colocados embaixo do banco, tal problema não aconteceria." conclui Estevan.

Anderson Szreider, organizador da competição, disse que irá perguntar à Direção do kartódromo sobre a possibilidade de dividir os pesos nos dois lados do kart. "Se isso for possível, melhor. Entretanto, a equivalência de pesos será mantida nas próximas etapas", enfatiza Szreider.

Um comentário:

  1. E o motor do kart do lado direito???

    Ao menos, para mim, não atrapalha...

    Os caras correm com 30 kg a menos e ainda reclamam...

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